TUTORIAL

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Eu Fico Puta







Eu fico muito, muito, muito emputecida. Eu fico emputecida quando vejo que conseguimos sair de uma ditadura de beleza e entrar em outra. Você deixa de ser alisada e só pensa em ser cacheada sem perceber que nem todas as negras tem cabelo cacheado. Oi?
Pior, eu fico emputecida por que percebo que muitas meninas não entendem que o cabelo, o estilo, a identidade é apenas um condutor para iniciarmos a luta pelo empoderamento, identidade, valorização e igualdade. Fico emputecida por que vejo como muitas meninas fazem de seus cabelos cacheados o novo opressor, afasta e deixa de ser reflexo e espelho para essas mesmas meninas que a seguem em redes sociais na tentativa de serem vistas como são. Não pensam em momento algum em abranger esse empoderamento e olhar para os lados e perceber quem te segue e quem precisa dessa consciência. Mas é aí que tá. Será que temos mesmo essa consciência toda sobre identidade e empoderamento? Como se tornar o que você realmente é , se você acaba conduzindo e/ou sendo conduzida para essa nova padronagem e ditando o que é bonito ou não? Quando vejo canais do youtube de meninas negras falando em como finalizar e deixar cachos definidos e perfeitos com produtos x, y,z é de lascar. Poxa! E se eu quiser (e quero) ter meus cabelos pé, esvoaçantes, armado pronto pra mirar nos olhares racistas e opressor que ainda estão por aí espalhados? E se eu quiser cabelo raspado e se eu quiser turbante, e o que você acha de tranças enraizadas ao invés das boxbraids coloridissimas que compõem o afropunk? E se eu quiser ser comum sem precisar tanta atenção para uma beleza que eu possuo naturalmente?


Nada disso lhe parece legal, bonito ou aceitavél? Meu amô não tô pedindo aceitação, quero apenas que entenda que cabelo eu mando botar, roupas eu posso comprar. Mas cor não dá pra camuflar e igualdade a gente só vai conseguir se lutar. A questão é maior que cabelo black, que roupas divertidas, que a imagem que você passa para a sociedade e o novo nicho que estamos criando camufladamente na tentativa de mostrarmos que estamos aqui. Não é que estamos aqui, SOMOS daqui e é por isso que devemos lutar. Estamos o tempo todo trabalhadas em cima da lacração, mas tem muitas meninas de perifa que ainda não entendem esse conceito lacre que eu particularmente acho bapho, adooooro e não sei viver sem(desde milnovecentosenãoteinteressa). Mas quantas vezes paramos pra pensar que a nossa caminhada não é business? ok podemos assim como todas as blogueiras fazer um aquezinho, só não podemos esquecer que estamos aqui pra botar a cara no sol, o motivo de estarmos aqui é para brilharmos pelo que somos e valorizar e reforçar essa luta sem tréguas que travamos. Podemos deixar nosso salário em lojas babadeiras e voltarmos lindas e vestidas de poder. Mas e quanto a menina que tá na transição e percebe que seu cabelo tá crescendo e não tá enrolando? Ué não tá enrolando igual o da @AnastaciaBeaute @DandaraBeauty ou da @NinaCacheada, por que? Ele não enrola por que assim como os seres humanos, cabelo também é diferente de um para outro. Mas e aí cadê as minas dos cachos que não refletem isso, ou buscam formas de conduzir suas seguidoras sem cachos para esse fato obveo? Cadê Lupitas, cadê Nykhor, cadê Alek, cadê Viola, cadê a representatividade geral e real?
Tudo é cacho...

NOS COMERCIAIS É CACHO!
NOS EDITORIAS É CACHO!
NAS NOVELAS É CACHO!
NAS CAPAS DE REVISTAS EXPOSTAS NAS BANCAS É CACHO!
NO AMOR É CACHO!

Tudo isso é CARO pra nossa auto-estima, pro nosso confrontamento social. Falar só de cachos não ajuda tanto quanto deveria. Muitas blogueiras negras por medo de perder seguidores, medo de não bombar como blogueira acabam por não misturar beleza e politicas sociais. Mas no nosso caso é necessário. Eu não sei você, mas eu sou negra 24H. Não dá pra ligar uma camêra e fazer uma maquiagem e ignorar que existe no mercado de beleza uma escassez de produtos para as varias tonalidades da pele preta. Assim como os produtos capilares que insistem em repudiar em sua embalagem o apreço pelos cabelos volumosos e crespíssimos como o meu e de tantas outras meninas que consumem esses produtos, contribuindo para que as proprias reforcem essa negação de si mesmas. Ou as marcas de roupas que em suas redes sociais nunca nos presenteiam com a presença e a representatividade e o consumo da mulher negra estampada na capa. por que eu consumo kirida! Eu consumo meu amô. E quando eu pego pra consumir eu consumo com vontade.

Eu só fico aqui na janela observando, as pretas empoderadas de beleza fazendo selfie e posando de divas e nada de mandar um salve e avisar pras minas da perifa dos eventos de empoderamento e identidade negra que rolam na cidade e no mundo. Ninguém escreve ou fala sobre Nina, Bell Hooks, Anastacia, Zumbi, Luis da Gama, Luisa Mahin...Ninguém chega pra falar dos atos empoderadores de Bey ou Riri, de como M.I.A é desbocada e solta o verbo. De que Ophra é uma das mulheres negras mais bem sucedidas do mundo e de como ela contribuiu para que nós negras fossemos inseridas e vistas em diversas produções. Essas informações são mais lacradoras que qualquer batom de marca xyz. São mais importantes que qualquer #musthave no seu guarda-roupa meu amô. Essas imformações, sim são #musthave na sua vida.




Por muito tempo eu fiquei com esse blog aberto e inativo. E essa inatividade me fez pensar que eu também tive receio em juntar beleza e militância, por que eu realmente quero ajudar principalmente meninas negras que ainda não possuem essa consciência e identidade. O blog é aberto, entra quem quer. Mas meninas negras aqui é VI AI PI,  porque eu sei que para elas essas coisas não entram assim facilmente, e como trazer essas meninas sem assusta-las ou impor a elas algo que deve ser mostrado e escolhido seguir livremente? Esse tempo todo e nada me veio a cabeça, a única coisa que sei é que não posso e nem devo permanecer nessa inatividade, por que realmente não faço isso pelos louros de ser ou não uma "blogueira de moda" ou seja lá o que eu venha a me tornar. Eu sou o que sou, espalhafatosa, escandalosa, colorida, criativa e por vezes angustiada com tanto descaso. Mas sempre feliz por seguir adiante. E se faço isso, é por que tive que aprender comigo mesma a me respeitar, reconhecer a minha beleza e a valorizar as minhas raízes. Não tive esse espelho quando despertei, mas gostaria de ser ou de alguma forma ser coerente e evolutiva nessa luta toda.

Meninas/Mulheres empoderem-se, mas não esqueça da verdadeira luta. Não esqueçam do resgate. Lacrem-se, divem-se, tombem-se, mas não parem na frente do espelho, deixem que esse espelho reflita de forma abrangente, outras depois de vocês virão. Então se liga e não perde a deixa.

Deixo aqui algumas referências atualizadas para que possamos continuar o inspirê e o evolutê...






É isso meu povo, Um bjo e um queijo!

2 comentários:

  1. Meu cabelo é crespo. Nunca vai ser cacheado. Estou aprendendo a lidar e admirar o cabelo que eu tenho mas com plena consciência de que cabelo não é tudo nessa vida.
    Vc é uma referência pra mim, é um exemplo de resistência, protesto, empoderamento e luta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Liana, é nois. Precisamos caminharmos juntas frente a evolução!
      Muito obrigada por acompanhar aqui, fico muito feliz...Vamo que vamo!

      Bjocas :*

      Excluir