TUTORIAL

quarta-feira, 8 de julho de 2015

Modelo sudanesa protesta e diz que a industria da moda ignora o tipo de tratamento entre as modelos

É meu povo!

A modelo sudanesa Nykhor Paul, botou a boca no trombone através de sua conta no instagram denunciando o abuso e o absurdo que as modelos negras são obrigadas a engolir no mainstream da moda.



Não é a primeira vez que ela se manifesta em defesa da valorização e respeito dentro da industria fashionista. Para apontar a falta de diversidade nos desfiles a modelo já chegou a dizer ser um ponto preto. Tsc, Tsc, Tsc...A que ponto chegamos?! " Nos precisamos de mais modelos de cor no mundo da moda. E por favor, não cubram a minha beleza natural." Disse Nykhor , lacrando na cara dos estilistas e visagistas que sempre dão um jeito de alisar, reduzir, prender a nossa potência estética. As vezes até acho #acho que há um certo medo sobre essa nossa alta porcentagem de genes dominante, o que dentro da sociedade em que vivemos nos torna recessivos a escravidão que o diga. Outro dia em meio ao caso Maju Coutinho, li em vários comentários a seguinte frase. "Eles temem que nos tornemos maiores que eles. Por que se sem oportunidades e espaço já somos bons, imagina se tivéssemos os mesmos direitos." 



Dessa vez Nykhor Paul quebra o barraco e questiona o despreparo dos maquiadores #abreaspas profissionais #fechaaspas das mais importantes semanas de moda, no cuidado e sensibilidade ao lidar com as diferentes tonalidades da pele negra, que assim como a branca são muitas. A modelo tem prestígio e já desfilou para nomes como Vivienne Westwood, Balenciaga e campanha para a Louis Vuitton. Ela questionou o tipo de tratamento que recebe em comparação as modelos brancas, que não precisam levar maquiagens de uso pessoal para os desfiles. Pois assim como eu, Nykhor Paul tem sempre que ter a mão sua própria maquiagem. Claro que eu não sou top como ela! Mas nos castings de publicidade sempre levo minha própria base, pois nunca sabemos se o maquiador vai nos gongar ou não com uma maquiagem dois tons acima do meu ou quatro abaixo. 
Quantas vezes já fiz testes com a cara pálida, parecendo a Xica da Silva depois da alforria, pois quando não fico escura de mais, fico clara demais. São poucos os profissionais que se dispõe a trabalhar com produtos que beneficie a todas as tonalidades de pele. Ah vá! Existem no mercado uma gama de produtos destinados a pele negra, o que acontece é que infelizmente são produtos mais caros e em sua grande maioria importados. Ou seja meninas, Catharine Hill e Avon continuam sendo a aposta para nós. 


   


A modelo sabe que ainda somos minoria nesse segmento, mas acredita que isso não justifica o despreparo dos profissionais envolvidos. E diz "Não me façam me sentir mal porque eu sou negra. É 2015 e Mac, Bobbi Brown, Make Up Forever, Iman Cosmetics, Black Opal e até Lancôme e Clinique além de outros. Hoje existem tantas opções para a pele negra por aí" Pouts, queria morar por aí. Por que aqui não temos taaaantas opções assim.




(Queridas pessoas brancas do mundo da moda! Por favor não leve a mal, mas está na hora das pessoas obterem seus direitos quando se trata da nossa pele, merda! Por que eu tenho de trazer a minha própria maquiagem para um show profissional, quando todas as outras meninas brancas não tem que fazer nada, só aparecer? Não tentem me fazer sentir mal por que sou preta azulada. Estamos em 2015 Mac, Bobbi Brown, Make Up Forecer, Iman Cosmetics, Black Opala até mesmo Lancôme e Clinique além de outros. Há tantas opções para tonalidades de pele mais escura. Um bom maquiador viria preparado, ou faria uma pesquisa antes de fazer o seu trabalho...Pare de se desculpar, é insultante e desrespeitoso para mim e para minha caminhada não ajuda, sério! Faça um esforço pelo menos. Estou cansada de reclamar sobre não ter liberdade como uma modelo negra. E estou cansada de me desculpar pela minha negritude!) Minha tradução tá bem ruim, mas é mais ou menos isso...

"Moda é arte e arte nunca é racista, deveria incluir a todos e não apenas as pessoas brancas. Merda! Começamos a moda na Africa e vocês a modernizaram e copiaram! Por que não podemos fazer parte da moda de forma plena e igualitária?" Desabafou a top, que conseguiu total apoio dos fãs nas redes sociais.




   Nykhor e a estilista Vivienne Westwood | Foto: Google Imagens

E pra não dizer que isso é eguinho ferido. Em 2014 a modelo lançou a #campanhawearenilotic contra a violência da guerra civil que devasta o seu país de origem. Pedindo para que as pessoas deixem as diferenças étnicas de lado. 

Nykhor Paul tem 25 anos, Sudanesa, modelo da Ford Models e usa sua voz para tentar calar o racismo. 

Nem preciso dizer que sigo, dou like e compartilho.


Essa preta é do poder! 


É isso, Bjos e #VaiTrazendo


As fotos foram retiradas do Google Imagens e Instagram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário